Branding: do E-COMMERCE às LOJAS FÍSICAS (ou ocupando ambos os espaços?).

Enquanto muitos lojistas tradicionais presentes em Shoppings Centers e ainda estão receosos de lançar suas operações de  E-COMMERCE  (todos eles dizem que E-Commerce é legal para o consumidor, mas que não é rentável e dá prejuízo para a empresa), a DAFITI, que começou há alguns anos apenas como E-COMMERCE fez o caminho contrário: decidiu abrir loja. Ou pelo menos, a sua primeira loja, a DAFITI LIVE.

O caminho adotado é o do alto impacto: abrir uma loja que seja uma flagship ou concept store, bem no coração dos jardins, no núcleo central da badalação em São Paulo, para – conforme disseram os proprietários da marca –  tornar-se referência na principal cidade associada à moda, cultura e entretenimento. Assim, além de ter um SITE de E-COMMERCE dos mais badalados do país, a Marca DATIFI conta agora com uma badaladíssima loja na região mais sofisticada de São Paulo.

A empresa pretende continuar bem posicionada como a MAIS FORTE OPERAÇÃO DE E-COMMERCE DE MODA DO PAÍS, oferecendo basicamente SAPATOS, BOLSAS e agora também vestuário. A Abertura da Loja nos jardins representa o fator PUBLICITÁRIO FACTUAL. O que acontecer na loja será levado para o site e vice-versa.

A empresa pretende continuar bem posicionada como a MAIS FORTE OPERAÇÃO DE E-COMMERCE DE MODA DO PAÍS, oferecendo basicamente SAPATOS, BOLSAS e agora também vestuário. A Abertura da Loja nos jardins representa o fator PUBLICITÁRIO FACTUAL. O que acontecer na loja será levado para o site e vice-versa.

A loja tem o charme de um projeto feito para ser a tal  flagship ou concept store. Ali pretende-se destacar a marca DAFITI para todo o país. Ali serão feitos desfiles de moda, serão recebidas as Celebridades da Moda de todo o país, serão lançadas as Coleções DAFITI.

Bem, isso significa que a DAFITI deixará de ser um VAREJO e vai se tornar uma marca forte de moda?

Sim, exatamente esse é o propósito.

A Loja foi aberta para ajudar nesse POSICIONAMENTO.

 

Uma loja de SAPATOS não precisa ser apenas uma tradicional operação de varejo, seja ela focada em uma Marca ou Multimarca. Basta olhar para a marca AREZZO, SCHULTZ ou mesmo para a marca CHRISTIAN LOUBOUTIN para entender isso.

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Essas marcas são construídas sobre PRODUTOS DE DESTAQUE e EXPOSIÇÃO SUPERVALORIZADA desses produtos, em pontos absolutamente nobres, funcionando como uma Propaganda Super-Premium para a Marca. O varejo, então, é parte integrante da CONSTRUÇÃO DA MARCA.

 

E vale repetir: assim é AREZZO, SCHULTZ e até mesmo marcas como CHRISTIAN LOUBOUTIN, com sua operação munidal, com 131 lojas espalhadas por 32 países, com vendas anuais de 600 mil pares. LOUBOTIN tem 3 lojas no Brasil. Nas lojas são vendidos SAPATOS (produto principal), mas também Batons, Esmaltes, Bolsas, Perfumes e até Sapatos Masculinos, complementarmente. A marca brasileira Carmem Stefens persegue esse mesmo modelo.

 

Outra força de marketing  muito bem utilizada pela Marca LOUBOTIN são as suas Clientes especiais, entre as quais se incluem: Madonna, Sarah Jéssica Parker, Oprah Winfrey.

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Essas clientes especiais LOUBOTIN promovem a marca na Imprensa como nenhuma outra ferramenta de marketing o faz. A marca ganha imenso destaque na mídia de Celebridades, Moda e Comportamento.

 

A Loja da DAFITI nada tem a ver com a proposta das lojas LOUBOTIN, mas tem em comum o charme, a  estética atrevida e deve cumprir papel similar na geração de fatos noticiosos pró-marca. Assim, muito mais que uma loja em si, a loja da DAFITI é considerada como ferramenta de marketing e de visibilidade da Marca.

 

A Loja DAFITI LIVE em São Paulo é um ambiente de muito charme, com um design descolado, jovial e digital, para atrair um tipo especial de público: uma mulher antenada com a Moda e com a atualidade. Isso significa buscar um público feminino bastante aspiracional.

A Loja da DAFITI nos Jardins em São Paulo, tem o charme e a modernidade que a moda impõe.

A Loja da DAFITI nos Jardins em São Paulo, tem o charme e a modernidade que a moda impõe.

Tudo na Loja da DAFITI destaca a tecnologia para possibilitar novas experiências digitais de compra.

Tudo na Loja da DAFITI destaca a tecnologia para possibilitar novas experiências digitais de compra.

Além de todos os aspectos, há ainda espaços para relaxar e ficar à vontade. O Propósito de criar experiências.

Além de todos os aspectos, há ainda espaços para relaxar e ficar à vontade. O Propósito de criar experiências.

As clientes recebem convites para visitar a Loja DAFITI e,uma vez lá, podem encontrar Celebridades fazendo compras, como atrativo para gerar conversação nas redes sociais, o que vai influenciar certamente nas visitas ao website.

Clientes da DAFITI vão encontrar Celebridades fazendo compras na loja Experiencial.

Clientes da DAFITI vão encontrar Celebridades fazendo compras na loja Experiencial.

As clientes poderão senti também a experiência de ser Celebridade por um dia. Podem ser fotografadas e ter suas selfies em ambientes preparados para tanto.

As clientes poderão senti também a experiência de ser Celebridade por um dia. Podem ser fotografadas e ter suas selfies em ambientes preparados para tanto.

Um ambiente com pessoas circulando, com pessoas de divertindo, com pessoas olhando produtos, com pessoas acessando a Internet, o SITE o BLOG e tudo mais que a DAFITI coloca à disposição. Tudo isso deve gerar ESCOLHAS E COMPRAS de produtos.

As Sapatos, Bolsas e Roupas: as clientes tem muita oferta para escolher e comprar.

As Sapatos, Bolsas e Roupas: as clientes tem muita oferta para escolher e comprar.

A Loja tem sua vitrine “em absoluta conformidade com o ambiente e com o jeitão” da região. Nada destoa e nada está fora de contexto.  As clientes certamente terão uma experiência memorável ou quase inesquecível. E poderão ampliar e esticar o tempo dessa experiência comprando continuadamente pelo SITE.

A Loja tem sua vitrine “em absoluta conformidade com o ambiente e com o jeitão” da região.

A Loja tem sua vitrine “em absoluta conformidade com o ambiente e com o jeitão” da região.

Certamente a DAFITI fará uma perfeita integração para promover as suas COLEÇÕES. A Loja, será o ponto central para lançamento nacional das coleções, o que deverá dar muito mais vida para o E-COMMERCE.

Importante: se a loja vender muito pouco ou vender quase nada, isso não terá nenhuma importância, pois o propósito da loja é claro: AJUDAR A PROMOVER O NEGÓCIO DE E-COMMERCE.  

 

Ou seja, a DAFITI não pretende abrir lojas, não pretende montar uma operação tradicional de redes de lojas. Mas não abre mão de ter uma DAFITI LIVE para consolidar, reforçar e otimizar a sua operação de

E-COMMERCE, já que no seu entendimento a médio prazo a lucratividade estará totalmente do Venda via Website, via E-COMMERCE e outros modos digitais.

 

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Texto de: Augusto Nascimento, Consultor de Branding e Marketing da Innovax-BBI Consultoria, do Grupo BBI. Ficam autorizadas cópias para fins de divulgação um-a-um (exceto publicação), desde que citado este site como fonte, bem como o autor do artigo. Para contatar o autor, ligue para (11) 2338.4939 ou então envie mensagem através do formulário deste site.