AMAZON inova e reinventa o VAREJO lançando a loja AMAZON GO em Seattle.

1- A AMAZON busca a inovação e está criando O NOVO VAREJO agora mesmo.

A AMAZON busca ser reconhecida mundialmente como uma empresa muito inovadora, por isso ela, deliberadamente, lança alguns projetos de inovação todos os anos. Eles podem vir a ser implementados ou não. Se forem implementados, ótimo para a AMAZON. Se não forem, funcionam como publicidade. Mostram como a empresa é inovadora e como ela está sempre pesquisando e buscando a inovação.

Há um ano, a AMAZON – como projeto de grande inovação – lançou estudos e testes de ENTREGA DE PRODUTOS da sua loja de e-commerce – através de DRONES. A AMAZON conseguiu um enorme espaço na mídia e uma gigantesca visibilidade de marca em toda a Internet, nos portais de notícias, nos Blogs e nas redes sociais. Foi um projeto muito impactante para a IMAGEM DA AMAZON COMO EMPRESA INOVADORA em âmbito mundial. Junto com os TESTES dos Drones, muito divulgados com fotos pela própria companhia, foram feitos e publicados também DIVERSOS ESTUDOS SOBRE USO DO ESPAÇO AÉREO. A ideia que ficou foi: a AMAZON está fazendo estudos para uso adequado do espaço aéreo.  A receptividade da Imprensa e da População americana (e do mundo todo) foi excelente.

foto1

A AMAZON obteve espaço noticioso na mídia e na web, pelo mundo todo. A Imagem da companhia ganha mais prestígio com esse tipo de ESTUDO DE INOVAÇÃO do que com qualquer tipo de campanha publicitária.

A AMAZON obteve espaço noticioso na mídia e na web, pelo mundo todo. A Imagem da companhia ganha mais prestígio com esse tipo de ESTUDO DE INOVAÇÃO do que com qualquer tipo de campanha publicitária.

2-  Outra Inovação: o teste da loja AMAZON GO se inicia com a Loja BETA em Seattle.

A grande inovação que está sendo apresentada agora pela AMAZON ao mundo é a loja (ainda em teste Beta) chamada AMAZON GO. Ela é praticamente uma REVOLUÇÃO no varejo. As pessoas não precisarão passar no caixa para pagar suas compras. Eles podem entrar na loja, passar o seu celular em um scanner e mais nada. A seguir ela pode pegar os produtos que quiser e então sair da loja e ir embora. O produto estará registrado e o pagamento será feito automaticamente em seu Cartão de Crédito. Tudo é feito pela TECNOLOGIA.

As pessoas e os produtos são escaneados e tudo é cobrado pela carteira digital, eletronicamente. Bem, a AMAZON não fala nada sobre os POSTOS DE TRABALHO que desaparecem com essa tecnologia… Mas isso é outra história. A loja realmente traz muita conveniência para o consumidor. E dispensa funcionários. A loja leva ao extremo a ideia do consumidor interagir com os produtos, sem barreiras humanas e de instalações de merchandising.

Se esse teste Beta provar que a loja será melhor e mais conveniente para os consumidores, então rapidamente ela será replicada. E competidores passarão rapidamente também a copiar e lançar lojas similares. E muitos vendedores e caixas de varejo verão seus empregos simplesmente desaparecer.

Se o teste Beta der tudo errado, bem, será novamente mais uma publicidade genial para a marca AMAZON, que – afinal – todo ano pesquisa, pesquisa, pesquisa e, corajosamente, faz experimentos em Inovação.

Se o teste funcionar, a AMAZON certamente irá “captar” Capital de Risco no mercado, onde há dinheiro sobrando, e irá criar uma empresa, uma rede de lojas que chegará como uma REVOLUÇÃO DO VAREJO. Um negócio paralelo que vai dar o que falar e que vai ajudar muito a promover a imagem da Marca-Mãe, a  AMAZON.

O filme mostra COMO FUNCIONA a nova loja AMAZON GO, que fica no número 2131 da Sétima Avenida, na cidade de Seattle,  estado de Washington, na esquina com Rua Blanchard.

A Loja AMAZON GO já está aberta para os funcionários da AMAZON como parte de um programa Beta  e estará  aberta ao público no início de 2017.

3-  Projeto AMAZON GO: o envolvimento dos funcionários da AMAZON.

O programa Beta da AMAZON para a Loja AMAZON GO envolveu um grupo selecionado dos seus quase 110.000 funcionários, que irão participar de todas as etapas do Teste Beta na Loja de Seattle. Os demais funcionários da AMAZON do mundo todo foram informados do projeto e podem acompanhá-lo, podem interagir com os participantes, com perguntas e sugestões. É certo que os jornais falam de greve entre os funcionários da AMAZON da Alemanha, e que em alguns lugares aparecem mensagens dizendo que Bezos É O PIOR CHEFE DO MUNDO e coisas do gênero, mas o fato é que OS FUNCIONÁRIOS DA AMAZON podem participar dos projetos de INOVAÇÃO que a empresa promove todos os anos.

Enquanto alguns criticam a empresa onde trabalham, muitos deles participam de uma PROGRAMA DE INTERNAL BRANDING e gravam vídeos defendendo a AMAZON publicamente. Você pode ver alguns desses vídeos.

 

 

 

 

 

 

 

 

É um PROGRAMA de INTERNAL BRANDING ou ENTUSIASMARKETING: a AMAZON reconhece a importância de colocar a comunidade interna em primeiro lugar e criar motivos para que ela tenha orgulho pela Marca.

4- E a sua empresa, como lida com os FUTUROS possíveis e com a INOVAÇÃO? E seus funcionários, sua empresa envolve-os e engaja-os?

Sempre pergunto aos executivos, aos CEOs e outros diretores e gerentes das empresas com as quais eu atuo, para as quais presto serviços: Como sua empresa lida com a INOVAÇÃO?  Sua empresa tem algum PROJETO sobre INOVAÇÃO? Ela cria algo INOVADOR, pelo menos para “mostrar aos públicos internos e externos” que é UMA EMPRESA INOVADORA?

E os FUNCIONÁRIOS da sua empresa? Vocês já fizeram alguma pesquisa com eles? Sua empresa sabe SE OS COLABORADORES enxergam a empresa onde trabalham como INOVADORA?  Ou seus colaboradores pensam que sua empresa é tradicional, conservadora e até “atrasada”?

_______________________________________________________________________________________________________________________

Texto de: Augusto Nascimento, Consultor de Branding e Marketing da Innovax-BBI Consultoria, do Grupo BBI. 

Ficam autorizadas cópias para fins de divulgação um-a-um (exceto publicação), desde que citado este site como fonte, bem como o autor do artigo. Para contatar o autor, ligue para (11) 2338.4939 ou então envie mensagem através do formulário deste site.