A Marca SAMSONITE tem um Branding consistente há mais de 100 anos e continua inovando.

1-  Os fabricantes com Marcas de Qualidade  acabam criando seu próprio canal de varejo.

Como a maioria dos fabricantes de produtos de maior qualidade, a fabricante de Malas SAMSONITE também passou a ter dificuldades junto aos canais de varejo, devido aos seus preços mais altos em relação aos competidores. Num determinado momento, os varejistas –  lojistas  especializados, magazines e hipermercados – não queriam comprar toda a extensão de linha de produtos, evitavam comprar os itens mais caros e restringiram a compra de itens de  maior giro e menos caros.  Alguns desses varejistas passaram a exigir verbas cooperadas para promover os itens do fabricante. Os varejistas buscam margem para seu negócio e buscam produtos de amplo interesse e com apelo de venda para o maior número de consumidores. Isso acaba criando conflito de interesse com os fabricantes que desejam produzir itens mais premium, de maior qualidade e maior valor.

Os consumidores de Malas, especialmente a grande maioria deles, não desejavam pagar por um diferencial expressivo e nem mesmo pela mais alta qualidade SAMSONITE. Esses itens não eram um atrativo para a maioria. O consumidor médio via “uma mala apenas como uma mala” e quando compravam as“suas malas pretas ou escuras”, daquelas malas iguais ou parecidas que todos confundem nas esteiras dos aeroportos ,então o preço era sempre fator de decisão de compra.

 Muitos consumidores querem apenas uma Mala Simples e Segura, então compram Malas PRETAS, o que gera muita confusão com tantas MALAS PRETAS iguais ou parecidas circulando nas esteiras dos aeroportos.


Muitos consumidores querem apenas uma Mala Simples e Segura, então compram Malas PRETAS, o que gera muita confusão com tantas MALAS PRETAS iguais ou parecidas circulando nas esteiras dos aeroportos.

Devido a isso, a SAMSONITE passou a ter dificuldades para vender seus produtos a muitos varejistas, já que eles eram melhores que os da concorrência, mas também eram mais caros. Por outro lado, um grande grupo de consumidores, ainda que minoria, mais exigente e menos preocupado com preço, passou a ter dificuldades para encontrar os produtos mais sofisticados e mais caros da Marca.Quando visitavar o varejo tradicional, não encontrava os itens mais sofisticados da marca que desejava conhecer e comprar.

Assim, como em muitos casos similares, em um momento da sua história, a SAMSONITE teve que promover a VAREJIZAÇÃO DE SUA MARCA. Teve que  abrir lojas da marca para que o consumidor mais exigente pudesse encontrar todos os produtos que fabricava a preços justos.

Hoje a empresa já tem vários tipos de lojas e corners:  ( 1)- SAMSONITE Store, (2)- SAMSONITE Business,  (3)  -SAMSONITE Red, (4)- SAMSONITE Black Label, (5)- House of SAMSONITE,( 6)-  SAMSONITE Factory Outlet e, acredito que em breve, devido ao sucesso mundial da sua submarca SAMMIES, ela deva lançar as lojas e corners voltadas para o público infantil, a (7)- SAMSONITE Kids. 

A SAMSONITE criou vários Modelos de Lojas e vários tipos de Corners, cada um focado em um tipo de consumidor.

A SAMSONITE criou vários Modelos de Lojas e vários tipos de Corners, cada um focado em um tipo de consumidor.

Esse processo de  VAREJIZAÇÃO, dentro da filosofia de BRANDING ou BUSINESS BRANDING, leva o negócio de varejo ou as redes de lojas da SAMSONITE proporcionarem vários benefícios para a Marca:

  • As Lojas da Marca permitem que o consumidor possa conhecer todos os itens fabricados pela empresa, possa receber informações técnicas precisas, o que ajuda no conhecimento dos diferenciais e vantagens dos itens expostos. Os vendedores são bem treinados e relacionam-se com consumidores, o que gera RELACIONAMENTOS pré-venda, venda e pós-venda para a Marca.
  • Cada loja funciona como um grande outdoor, como um grande painel publicitário da marca bem no meio de um Shopping Center, de um Aeroporto ou Estação de Trem. A Loja é uma PROPAGANDA captando a audiência dos passantes por 24 horas. Seu custo já estaria justificado mesmo se não vendesse nada.
  • Além de conhecer TODA A LINHA (coisa que não é possível no varejo tradicional, já que lá há poucos itens), se o consumidor quiser comprar na hora então pode fazê-lo ali mesmo. Ou seja, a Loja é PROPAGANDA que faz CONVERSÃO e VENDAS, sendo então uma publicidade que GERA RECEITA e não apenas Despesas ou Custos.

A  SAMSONITE foi além do varejo tradicional e implementou processos de E-COMMERCE para CONSUMIDORES e também para BUSINESS-TO-BUSINESS, incluindo um modelo para VENDA CORPORATIVA especialmente voltado para a área de brindes.

A SAMSONITE não se contentou em abrir Lojas e em ter presença na WEB. Ela permite compras vias INTERNET e está instalando equipamentos em suas lojas para possibilitar EXPERIÊNCIAS DIGITAIS aos consumidores.

A SAMSONITE não se contentou em abrir Lojas e em ter presença na WEB. Ela permite compras vias INTERNET e está instalando equipamentos em suas lojas para possibilitar EXPERIÊNCIAS DIGITAIS aos consumidores.

O varejo da SAMSONITE nos Estados Unidos está em processo de instalação de equipamentos para possibilitar EXPERIÊNCIAS DIGITAIS para gerar CONHECIMENTO DE PRODUTO e também para gerar COMPRAS por novos meios, fatores que atendem as demandas dos consumidores e que diferenciam a SAMSONITE dos lojistas competidores  e dos fabricantes concorrentes.

2- A Mala de Qualidade: mais de 100 anos de consistência e um show de Branding.

SAMSONITE é uma marca mundialmente reconhecida por suas Malas de viagens de muito boa qualidade.

SAMSONITE é sinônimo de Mala de Viagem, há mais de 100 anos

SAMSONITE é sinônimo de Mala de Viagem, há mais de 100 anos

Mas SAMSONITE é  também o nome e a marca corporativa da empresa americana de malas que foi fundada em 1910 por Jesse Shwayder na cidade de Denver.

Na época, viajar era era algo muito caro e que estava ao alcance de poucas pessoas que dispunham de recursos para conhecer o mundo. Viajar era uma “experiência” de alta qualidade, com trens luxuosos e serviços elegantes para os ricos. As bagagens tinham que seguir a mesma qualidade e Shwayder resolveu oferecer isso com seus produtos para que aquelas pessoas pudessem transportar seus pertences no mesmo nível. Assim, começou a fabricar e oferecer suas malas artesanais de alta qualidade.

O fundador da SAMSONITE Jesse Shwayder (ao centro) e alguns dos seus primeiros produtos.

O fundador da SAMSONITE Jesse Shwayder (ao centro) e alguns dos seus primeiros produtos.

Uma centenária empresa que começou fabricando Malas para Viagens e que hoje tem um portfólio que inclui artigos nas seguintes linhas: BAGAGEM (malas rígidas, malas soft, porta-ternos, acessórios de bagagem, sacolas com rodas, sacolas), EXECUTIVA-(mochila, mochila para laptops, pastas, pastas com rodas, porta-tablets), ESCOLAR(mochila, mochila com rodas, mochila com alça, pasta mensageiro, lancheiras, estojos), ACESSÓRIOS-(cadeados, almofadas, protetor de olhos e ouvidos, nécessaire, bolsas de viagem, carteiras). `

Nos seus mais de 100 anos, a marca construiu uma boa reputação pela qualidade dos produtos, o que sempre teve por base uma série de processos maduros e controlados: ela Estuda, Desenvolve e Fabrica em suas várias plantas industriais. Depois, Distribui os seus produtos pelo mundo todo e isso faz com que eles sejam Vendidos em lojas especializadas, magazines, hipermercados e até pela internet.

Ao longo dos anos, a SAMSONITE desenvolveu sua políticas de Novos Lançamentos e de Publicidade, o que também contribuiu para consolidar o seu nome, a sua reputação e até a preferência de muitos consumidores pelo mundo.

Sua PUBLICIDADE nunca foi ostensiva, como é o caso de muitos fabricantes de bens de consumo, porém sempre foi um forte apoio na construção de um bom BRANDING para a Marca.

A empresa não se descuida e vem fazendo estudos e monitoração contínua sobre Posicionamento e Preços das  MARCAS de Malas de Viagens, Bolsas e Acessórios. Os recentes estudos levaram a  SAMSONITE a manter-se posicionada no segmento de mercado QUALITY-PREMIUM.
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A capacidade fabril e a qualidade dos produtos SAMSONITE credenciou a empresa a FORNECER produtos para outros fabricantes, incluindo concorrentes (alguns passaram a Terceirizar o fabrico de suas Marcas) e para varejistas (Marcas Próprias). Assim, como fabrica para Marcas de terceiros, a SAMSONITE também produz para o MÉDIO MARKET (para a Marca AMERICAN TOURISTER) e ainda um pouco no QUALITY-PREMIUM (para a marca LACOSTE)  e até para o segmento LUXURY (para a marca HARTMANN).  O fato da empresa fabricar para essas e outras Marcas permite que ela mantenha-se como um dos maiores e mais experientes produtores do mundo, o que se reflete em credibilidade para a sua Marca empresarial.
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O Branding da SAMSONITE é a junção desses vários fatores: história consistente da Marca como fabricante de produtos de qualidade; posicionamento consistente que se manteve durante toda existência da empresa;  inovação constante em produtos e comunicação; ocupação de espaços não tradicionais, como a varejo e a internet; bem como a publicidade que gera a visibilidade e a percepção correta para a Marca junto a consumidores e varejistas do mundo todo.

Anúncios publicitários em Mídia Impressa e em Painéis em Aeroportos e Estações de Trem de vários países.

Anúncios publicitários em Mídia Impressa e em Painéis em Aeroportos e Estações de Trem de vários países.

A SAMSONITE não é um anunciante nos mesmos moldes de Coca-Cola ou McDonalds. Ela anuncia bem menos e aparece de modo menos intenso nas Revistas e na Televisão, nos países onde veicula.  Na TV, ela é especialmente seletiva, mas aquilo que faz produz efeitos fantásticos em termos de Branding, em termos de eficácia para a comunicação das características de seus produtos e dos atributos da sua Marca.

Vez por outra, a empresa investe em Product Placement  ou Tie-in(que aqui no Brasil as pessoas chamam de merchandising de TV e CINEMA), colocando um ou mais PRODUTOS ou mesmo a MARCA dentro dos filmes, o que vai repercutir nas telonas de cinemas, em muitas telas de TV algum tempo depois e, até mesmo, em telas de computadores e smart phones.
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Uma aparição da MARCA SAMSONITE  que gerou “muitas conversas e divertimento ” aconteceu no filme DEBI e LÓIDE, uma comédia estrelada por Jim Carrey e Jeff Daniels, produzida pela MOTION PICTURES CORPORATION OF AMERICA. O filme fez muito sucesso e acabou virando uma franquia, com vários filmes lançados em mais de 20 anos, começando em 94 e indo até bem recentemente.

Há uma cena engraçada onde os DOIS personagens pretendem devolver uma MALETA que acharam e pertencia a uma mulher que eles não sabiam nem o nome e nem onde ela morava. Então tentam localizar seu nome na LISTA TELEFÔNICA e um deles diz: “Veja se tem o nome dela aí na Mala.”

E o outro responde: “Tem sim, aqui está escrito que ela se chama SAM…SONITE.

Na verdade, ele estava confundindo a etiqueta da marca com uma identificação do nome da mulher.

Esse filme levou ajudou a firmar ainda mais o nome da Marca SAMSONITE entre os amantes de cinema e de filmes, por todos os canais, mas de modo ilimitado em todos os países do mundo…

Essa é a força do Product Placement dos estúdios cinematográficos…

Em relação à publicidade em TV e Internet, selecionei um dos poucos filmes da Marca para o produto SAMSONITE COSMOLITE. Como consultor de Branding e Marketing, tenho a convicção de que esse filme DEMONSTRA, de modo indireto e muito inteligente, todas as qualidades do produto, sem cair no modelo comum que seria filmar o produto tal como ele é e manter um voz e fundo de um locutor, falando bem das característica do mesmos. A SAMSONITE inovou neste filme de lançamento da linha SAMSONITE COSMOLITE, que trouxe malas leves, práticas, cômodas e resistentes para viagens curtas.

Clique, veja e divirta-se:
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Texto de: Augusto Nascimento, consultor de Branding e Marketing da Innovax-BBI Consultoria, do Grupo BBI. Ficam autorizadas cópias para fins de divulgação um-a-um (exceto publicação), desde que citado este site como fonte, bem como o autor do artigo. Para contatar o autor, ligue para (11) 2338.4939 ou então envie mensagem através do formulário deste site.